Fim do voto secreto: Simplício cobra urgência na votação

O deputado federal e vice-líder da minoria Simplício Araújo (PPS/MA) afirmou nesta terça-feira (6), que o fim do voto secreto dos parlamentares precisa ser votado com a máxima urgência. Para o parlamentar, a medida trará maior transparência para a casa.

“O fim do voto secreto fará com que a sociedade saiba como seus representantes estão votando, como é o posicionamento de cada parlamentar. É uma ação que visa dar transparência a uma casa que possui uma imagem arranhada perante à sociedade. O voto secreto não condiz com a realidade. Precisamos retomar a apreciação de temas da “agenda positiva” em resposta às manifestações de junho”, afirmou o deputado.

Simplício defende que os seguintes processos de votação passem a ser abertos e públicos: indicações de autoridades e chefes de missões diplomáticas; exoneração do procurador-geral da República antes do fim de seu mandato; perda de mandato de deputado federal ou senador por quebra de decoro ou condenação criminal definitiva; apreciação de vetos do presidente da República a projetos de lei aprovados pelo Congresso, dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.